Iniciando no Artesanato em Feltro

Olá gente querida!!!


Já faz um tempinho que venho pensando em compartilhar com vocês a maneira como desenvolvo o meu trabalho, tenho recebido muitos e-mails com dúvidas e também percebido nas feiras e eventos que participo a dificuldade em alguns processos para executar uma peça e também por ter sempre alguém começando a trabalhar com artes manuais. Então, venho aqui dividir com vocês tudo o que tenho aprendido, porém deixo claro que não sou uma expert no assunto estou sempre buscando aprender algo novo, e aqui ensinarei a forma e o método que aplico no meu trabalho e você poderá adaptar as suas peças da forma que achar melhor.

Cada postagem será feita com muito carinho, espero aprendermos juntas!!!

Nesta 1ª postagem vamos aprender alguns conceitos importantes para confeccionarmos nossas peças, vamos ver os principais materiais, algumas técnicas básicas e dicas de acabamento.

No Artesanato em Feltro não se faz necessário um investimento alto e também não à necessidade de adquirir máquinas e ferramentas caras, a maior parte do trabalho é feita manualmente utilizando materiais que são facilmente encontrados em lojas de tecidos e aviamentos.



MATERIAIS:


- Feltro Liso e Feltro Estampado

Existe hoje no mercado uma grande variedade de cores e marcas de feltro, além dos feltros lisos tem também os feltros estampados com estampas em temas variados, metalizados e também com glitter, eles são facilmente encontrados em lojas de tecidos, armarinhos e lojas virtuais.


- Linha


Costura 100% Poliester

Para costurar ou bordar no feltro eu utilizo a linha de Costura 100% poliéster, elas são finas, tem um leve brilho e deixa o trabalho com acabamento muito delicado. Utilizo sempre um fio de linha na agulha para costurar no feltro.


Meada (mouline)

As linhas de meada também dão um ótimo acabamento ao trabalho e é uma ótima opção para costurar no feltro.


- Cola Quente e Cola de Silicone

A cola quente é muito prática, sua secagem é instantânea, porém para trabalhar com ela é preciso ter alguns cuidados pois quando colada a peça ela não descola mais, então utilize sempre em pequenas quantidades tomando o cuidando para não manchar a peça com a cola.

A cola de silicone é super prática, eu utilizo sempre quando vou colar pequenas peças, aviamentos, botões, pérolas, meia pérolas, ela espalha com facilidade porém demora um pouco para secar.


- Canetas para riscar o Feltro

Para riscar o feltro eu recomendo a caneta esferográfica de ponta fina e para riscar os detalhes que serão bordados na peça (boca, olhos, etc.) eu recomendo a caneta fantasminha que sai com o calor e para riscar no feltro preto a caneta gel, não recomendo riscar o feltro com lápis grafite pois ele mancha o feltro comprometendo no resultado final da peça.


- Agulha

Para costurar utilizo agulha de costura á mão nº 07 ou nª 08, utilize sempre aquela que for mais confortável em sua mão, no feltro não à necessidade de utilizar uma agulha fina. Além da agulha para costurar o feltro eu indico também uma agulha para boneca, esta agulha não é essencial para o trabalho em feltro porém ele é muito útil para costurar os olhinhos nas bonecas, os bracinhos de um lado para o outro sem dificuldade.


- Enchimento

Fibra Siliconada

É uma ótima opção para encher as peças, ela modela as peças deixando um ótimo acabamento.


Forrobel, Manta Patchwork (R1/R2), Manta Pack

Estes materiais geralmente são utilizados para deixar a peça com aspecto mais compactado, é muito utilizado na confecção das bases dos enfeites de porta.


- Tesoura


Não é necessário investir em uma tesoura cara, sempre tenha calma e paciência para recortas as suas peças para ter um bom acabamento no resultado final. Utilize sua tesoura de feltro apenas para recortar feltro, não utilize as mesma para recortar outros materiais (papéis, tecidos, etc..), e as mantenham sempre bem afiadas.


- Pérola

Elas são vendidas em uma grande variedade de cores, são utilizadas nos acabamentos das peças e também nos olhos dos bonecos e bichinhos. O tamanho varia de acordo com a peça que vc for executar, porém as pérolas mais utilizadas são as de nº 3mm e 4mm.

Você também pode utilizar botões, meia pérola nas suas peças para enriquecer ainda mais o seu trabalho.


- Tinta para tecido/Blush

Para deixar nossas bonequinhas com as bochechas rosadinhas eu utilizo a tinta para tecido na cor Rose ou na cor Rosa Chá dependendo da peça. Para utilizar a tinta é necessário tirar todo o excesso antes para que a área a ser pintada não fique muito marcada, utilize sempre um pincel bem macio e aplique a tinta com leves batidas, não faça movimentos circulares com o pincel para não levantar as fibras do feltro. Uma outra opção também é utilizar o blush.


Além destes materiais você poderá utilizar também:

- fitas de cetim, rendas, sianinhas, fita pompom, Lacinhos e rosinhas de cetim; tecidos estampados (xardez miúdo, poá, chevron, florzinhas, etc.) entre outros.Estes são alguns materiais que agregam valor à peça, adquira-os conforme o projeto que você for executar verificando sempre e antes de iniciar o projeto a lista de materiais.


DIREITO E AVESSO DO FELTRO


Assim como no tecido, o feltro também tem direito e avesso. Como verificamos? O lado com mais furinhos no feltro eu considero avesso e o lado mais liso como direito. Porém não é uma regra, algumas artesãs consideram o lado avesso o oposto, então faça as suas peças no lado que você mais gostar. O bom do artesanato em feltro é isso: «ele é livre e cheio de possibilidades».



RISCANDO O MOLDE NO FELTRO

Para realizar a confecção das peças, 1° iniciamos com a impressão dos moldes. sugiro que seja impresso em um papel com alta gramatura (180mg), ou então imprima em uma folha sulfite e depois transfira o molde para o acetato ou outro papel de sua preferência, desta forma você terá maior durabilidade do molde.

Risque os moldes no feltro com uma caneta esferográfica de ponta fina, ou outra caneta de sua preferência nas quantidades indicadas em cada molde. Para riscar no feltro preto utilize giz de cera ou caneta gel. Ao riscar faça um risco leve com a caneta, não é necessário passar a caneta várias vezes ao redor do molde, a intenção é deixar um risco leve e fino. Não esqueça de riscar no lado avesso do feltro, lembrando também que o molde que é preciso riscar mais de 1 vez, riscamos o mesmo espelhado.



Além da opção de impressão dos moldes hoje temos no mercado uma grande variedade de molde durável, com ele você terá maior agilidade para riscas suas peças além da praticidade. Na minha loja virtual você encontra uma grande variedade de moldes duráveis, todos feitos com excelente material inquebrável e transparente. Para saber mais clique aqui.



RECORTANDO O FELTRO


Para recortar o feltro utilizamos uma tesoura bem afiada.

Recorte com precisão todas as partes riscadas. Recorte sempre por dentro do risco e evite deixar marcas de caneta no feltro, mesmo que seja no lado do avesso.


A limpeza e capricho no seu trabalho são pontos importantes de acabamento e valorização da peça.


Enfim... organize-se para ter um trabalho bem feito, guarde seu material de trabalho e mantenha seu local de trabalho limpo! Procure fazer o que gosta, vamos multiplicar nosso conhecimento e craftar juntas!!!


Espero que tenha ajudado, bjs e até a nossa próxima dica!!!

45 visualizações

Receba nossas Novidades!!!

Formas de Pagamento Loja Virtual
Visitas no Site

Acompanhe o meu Ateliê nas redes sociais

  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Pinterest Icon
  • Grey Instagram Icon

Ribeirão Preto - SP

© 2019 - Fabi Medico - Ateliê. Todos os direitos reservados.

Fale Conosco:  fabimedico@yahoo.comcontato@fabimedico.com.br